top of page

Das passarelas para a sua casa, o xadrez Vichy nunca sai de moda

  • Foto do escritor: ABCasa
    ABCasa
  • 9 de abr. de 2018
  • 1 min de leitura

O xadrez sempre esteve entre as estampas preferidas de fashionistas de todos os estilos. E, de novo, a bola da vez é o xadrez Vichy. Só que, desta vez, a tendência das passarelas chegou com tudo em artigos de decoração, trazendo o charme retrô aos ambientes.

O ‘Vichy’ é aquele xadrez estilo piquenique. A diferença para outros xadrezes é que ele possui desenhos mais simplificados, com espaçamentos bem definidos, o que torna a divisão entre as cores ainda mais clara.

Origem

A padronagem teve origem na cidade francesa de Vichy, local conhecido pela fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisetas. A sobreposição de xadrezes em tamanho médio é composta por duas cores, geralmente preto e branco, azul e branco ou vermelho e branco.


O ar da graça Vichy

A estampa, conhecida nos Estados Unidos, entrou para a moda entre os anos 1940 e 1950 em vestidos, saias rodadas, blusas de babados, roupas de banho e camisas. Podendo, inclusive, ser visto no estilo pin-up.

O principal destaque do xadrez Vichy é a atriz francesa Brigitte Bardot. Que escolheu a padronagem para confeccionar o seu vestido de noiva de seu segundo casamento, com o ator Jacques Charrier.


Para usar em ambientes, a dica é optar por itens como poltronas, estofados para cadeiras, almofadas, sofás, aparelhos de jantar, porcelanas e relógios de parede. Basta abusar da criatividade, que não tem erro. Afinal, um clássico nunca sai de moda!

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Associação Brasileira de Artigos Para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas

 

CNPJ: 26.318.442/0001-74

Av. Zaki Narchi, 500 - Torre 3 - Primeiro Andar

Carandiru - São Paulo - SP

CEP: 02029-000

​(11) 2679-0775

contato@abcasa.org.br

Siga nossas redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page