ABCasa Fair Fev/2026: tendências e negócios que movimentam o setor
- ABCasa

- há 2 dias
- 3 min de leitura

A cada início de ano, o Expo Center Norte, em São Paulo, recebe um dos eventos mais aguardados no calendário do mercado de artigos para casa e decoração. Em 2026, aconteceu ali a 16ª edição da ABCasa Fair, de 8 a 11 de fevereiro, reafirmando sua posição como a maior feira da América Latina no segmento de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas. Foi uma edição marcante sob diversos aspectos, especialmente de tendências para o setor.
A força dos números e a energia da feira
Mais de 390 expositores ocuparam o espaço de 75 mil m², um verdadeiro universo de possibilidades para quem trabalha com o setor, ou busca inovar em seus negócios. O ambiente recebeu 45 mil visitantes profissionais, entre lojistas, compradores, arquitetos, designers e distribuidores do Brasil e também do exterior.
Essa intensa movimentação se refletiu diretamente no volume comercializado e nos contatos gerados, tanto para negócios imediatos quanto para prospecções futuras. Não é à toa Daniel Galante, diretor-executivo da ABCasa, afirmou que 80% dos expositores registraram vendas superiores em relação à edição passada e muitos produtos simplesmente esgotaram antes do fim do evento. A repercussão já engajou o público para a próxima edição, marcada para 12 a 15 de agosto, que, mais uma vez, acontecerá no Expo Center Norte.
Tendências em destaque: a lagosta na decoração

Se olharmos para o que realmente movimentou os olhares nesta ABCasa Fair, um tema chamou muita atenção: a lagosta virou protagonista na decoração. Em um movimento que deixou para trás o predomínio de conchas e corais, o crustáceo passou a ocupar espaço em ambientes praianos e urbanos, tornando-se o “animal da vez” nas coleções apresentadas.
O que vimos foi uma interpretação criativa, com estampas, esculturas, quadros, louças e acessórios estampando lagostas em traços artísticos e cores vivas. A tendência remete ao estilo mediterrâneo contemporâneo e ao frescor dos ambientes da Sicília e do verão europeu.
Para além de esculturas e louça de cerâmica, foi possível observar quadros, guardanapos e acessórios, todos reinventando a lagosta sob múltiplos olhares. A inovação estava justamente nas releituras, que se afastaram do óbvio para dialogar tanto com ambientes de praia quanto com espaços urbanos que buscam modernidade na decoração.
Essa tendência é mais do que moda, é reflexo de um desejo de ambientes leves, criativos e capazes de transportar os sentidos para paisagens do Mediterrâneo.
Materiais naturais: tendência secundária em alta

Paralelamente à febre das lagostas, materiais naturais como a palha mantiveram seu destaque, consolidando-se como tendência secundária mas constante nas coleções apresentadas. Itens em palha surgiram em luminárias, cestos, cadeiras, sousplats, bandejas e detalhes de tapeçaria, agregando toque artesanal, aconchego e sustentabilidade à decoração.
A opção por fibras naturais casa muito bem com o movimento de busca por ambientes que conectam design, cuidado com o meio ambiente e aproximação com elementos orgânicos. Isso também ressoa em pesquisas recentes sobre a preferência do brasileiro por designs ecológicos e naturais.
Impactos diretos no mercado B2B e conexões estratégicas
Para além da estética, a ABCasa Fair cumpre papel importante ao promover conexões que vão impulsionar negócios nos próximos meses. A feira é um ambiente especialmente propício para o segmento B2B, abrindo portas para fornecedores, lojistas e profissionais ampliarem seus relacionamentos comerciais e atualizarem seus estoques de acordo com as tendências.
Além disso, o conteúdo gerado amplia a referência para o setor, fortalecendo o segmento e colaborando para sua valorização. Se você deseja receber em primeira mão as novidades do universo da decoração acompanhe o site da ABCasa Fair.



Comentários